Câmara de Oriximiná realiza primeira sessão ordinária virtual de 2021

Auxilio emergencial municipal e transporte de pacientes estiveram entre os assuntos.

#Sessões POR COMUNICAÇÃO 03 DE FEVEREIRO DE 2021

Na primeira Sessão Ordinária, realizada de forma virtual nesta quarta-feira 04, foi apresentado uma indicação de autoria da vereadora Keké Batista (MDB), que sugere a Prefeitura e Oriximiná, por meio da Secretaria de Saúde possa estar disponibilizar um automóvel para realizar o transporte de pessoas com sintomatologia para o coronavírus, vendo a necessidade de algumas pessoas não terem condições de chegarem até as UBS's, Centro e Referência a COVID-19 e até mesmo o hospital Municipal. "Aquelas pessoas que estão sendo monitoradas dentro de suas casas, fazendo tratamento da COVID, que elas possam no decimo quarto dia, pudessem disponibilizar um veículo com um motorista todo equipado, e ir buscar essas pessoas para ir fazer os exames", ressalta.

A indicação que foi assinada pelos demais vereadores da casa, como forma de apoio iniciativa, ganhou força pela medida sugerida ao Poder Executivo Municipal.

"Sou de pleno acordo, apesar que o governo municipal, ou seja, a secretaria de saúde, ela é dotada de três ou quatro ambulâncias. Mas com certeza, com muita sensibilidade o nosso presidente, o qual também com certeza vai ceder um meio de transporte, um veículo, disponibilizar um veículo da câmara municipal de Oriximiná, para fazermos a nossa parte", afirmou vereador Rafão Viana.

"Conseguindo outros veículos pra tal serviço, viabiliza, ajuda no combate ao coronavírus em nosso município", enfatiza vereador Marcio Canto.

Outra indicação que foi feita ao Poder Executivo, sugere a criação do "Programa Municipal de Auxílio Econômico, no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) ou uma cesta básica aquelas pessoas mais vulneráveis, de forma que possar ser assegurado uma condição para sobrevivência. Caso a prefeitura municipal aceite a proposta, o programa deve funcionar durante o estado de calamidade pública municipal, causada pela pandemia a COVID-19. "É uma preocupação desta casa de leis, enquanto ao auxílio emergencial, já que nós estamos vivendo em um momento pandêmico aí, o estão decretando Lockdown, muitas pessoas não tem condições de trabalhar. A gente tem que zelar pela vida das pessoas, mas também tem que dar o mínimo de dignidade pra que essa pessoa possa viver com sua família. Pensando dessa forma, nós fizemos aqui na câmara municipal, todos os vereadores imbuídos em levar propostas, sugestionar da melhor maneira possível, pra que possa estar vendo, criando um programa emergencial pra atender essas famílias. A gente sugestiona ao executivo, e ele vai avaliar a sugestão desta casa da melhor forma, da melhor maneira, que a gente possa atender emergencialmente essa população até que se passe esse momento de pandemia", destacou a vereadora Josy Seixas.

"Então pra gente fazer esse auxílio municipal, isso nós temos que analisar como é que esta os cofres públicos, pra ver se tem a possibilidade, pra ver se realmente pode acontecer isso. E se pode, seria de uma ajuda, de grande importância, porque nós sabemos que infelizmente essa pandemia esta paralisando tudo" relatou o vereador Deybson Rach.

"Será uma oportunidade muito grande, pra se estudar. Essa indicação é pro executivo verificar a possibilidade de colocar esse auxilio emergencial, para que aquela população carente que estão na vulnerabilidade, aquelas pessoas que não tem condições de trabalhar de forma alguma", concluiu vereadora Marta Godinho.

C MARA MUNICIPAL DE ORIXIMINÁ