Requerimento aprovado pede que seja disponibilizado monitoramento do D-dímero em pacientes do SUS em Oriximiná

O Monitoramento do D-Dímero auxilia no tratamento anticoagulante em pacientes graves com COVID-19 e em recuperação

#Saúde POR COMUNICAÇÃO 28 DE ABRIL DE 2021

A Câmara aprovou nesta quarta-feira 28, o requerimento de autoria da vereadora Ana Cleyde Batista (MDB), onde solicita ao Prefeito municipal, Wilian Fonseca e a Secretária de Saúde, Rayane de Souza, que disponibilizem aos usuários do SUS exames de monitoramento do D-Dímero, tais em quantidade suficiente para atender a demanda nesta Pandemia COVID-19. "A gente espera de coração tanto da secretária de saúde, e o Prefeito Municipal, que eles possam estar oferecendo esse serviço que é de suma importância nesse momento para as pessoas que estão internadas pela contaminação da COVID. Se não tem na rede pública, mas a lei te ampara a comprar os serviços do laboratório particular. Então, são essas prioridades que eu vereadora KEKE e os demais vereadores que cobram mais ações na saúde para enfrentamento da pandemia, é isso que nós queremos prioridade para saúde", diz a vereadora Keké Batista.

O D-dímero é um marcador de coagulação sanguínea, que pode se elevar desde o estágio inicial da doença, momento em que os sintomas não são severos, possibilitando a percepção segura da infecção inicial e, assim, possibilitando ao paciente um tratamento eficaz. "A gente andou em todos os laboratórios, CIACA e viu a grande quantidade de pessoas que estão procurando consultas médicas, porquê estão com suspeita do convite. Então, muitas pessoas nos procuraram e me solicitaram que eu trouxesse um trabalho para casa onde a gente solicitava o exame Laboratorial, para dentro do laboratório municipal, que é o exame de D-dímero, que é um marcador de coagulação sanguínea que ajuda no tratamento de pessoas que estão infectadas pelo convite", finaliza.

Serviço

O exame de sangue é comum nos laboratórios de análises clínicas e pode ser hoje o principal marcador do processo de lesão decorrente da Covid-19. A identificação de alterações no D-dímero pode orientar a internação e o tratamento dos pacientes com anticoagulantes, a fim de evitar a trombose dos alvéolos. Isso porque o Dímero D é um produto formado no processo de degradação da fibrina (principal componente dos coágulos sanguíneos) e o aumento de sua concentração está altamente relacionada ao grau de severidade da Covid-19. Portanto, o exame deve ser feito logo que houver um resultado positivo no teste RT-PCR.

O D-dímero, por ser um marcador de hipercoagulabilidade disponível e de fácil acesso, pode se alterar logo no início da doença, e por isso tem se mostrado um importante exame para o acompanhamento da COVID-19.