Agenda em Belém: Vereadoras conseguem demandas para Oriximiná

Segurança pública, cursos e destinação de emendas para saúde do município estiveram em pauta

#Agenda POR COMUNICAÇÃO 28 DE JUNHO DE 2021

As vereadoras Keké Batista, Josy Seixas e Marta Godinho cumpriram agenda oficial na capital de estado, Belém, com o objetivo de conseguirem demandas para o município de Oriximiná, em áreas importantes como Saúde, Segurança Pública e cursos profissionalizantes entre outros...

A agenda das parlamentares começou na sexta-feira 26, durante uma reunião realizada com o Delegado Geral da Polícia Civil do Estado do Pará, Dr. Walter Resende, e teve o intuito de buscar parcerias para a emissão de Carteiras de identidade para as comunidades rurais do município. As vereadoras novamente reforçaram o pedido para que sejam destinados mais Policiais Civis para Oriximiná, como delegado, escrivães e investigadores para a Unidade Integrada de Polícia Civil, em especial uma Delegada para atender mulheres vítimas de violência doméstica. "Conte conosco, pois a PCPA evidentemente está disponível ao acolhimento destes vulneráveis dos quais passam por estas situações, sem dúvida, com o desejo de justiça", declarou o Delegado Gera da PC, Walter Rezende.

Outro compromisso no roteiro na agenda das parlamentares, esteve em foco a Educação Profissional e a Promoção Social das Pessoas do Meio Rural. Em reunião no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, com o Dr. José Holanda e o Presidente da FAEPA - Federação da Agricultura e Pecuária do Pará Dr. Carlos Fernandes Xavier e Dra. Maria Cristina do Instituto Igarapé Nhamundá, foi firmado parcerias das instituições para atender o nosso município.

Cursos e palestras de Formação Profissional Rural (FPR) ficaram definidos para o mês de Agosto, onde o município vai ser atendido com dois cursos, sendo um na área da Pecuária: Inseminação Artificial de Bovinos e outro na área da Agroindústria: Produção de Derivados do Leite. Ainda estará sendo definido o local para acontecer os cursos, assim como, será agendado posteriormente outros cursos nas Atividades de Promoção Social (PS) como; Artesanato em madeira, Sementes, Argila, Arte em Tecido e na Área de Agricultura e Aquicultura. As parlamentares solicitaram ainda Apoio às Comunidades Rurais em Serviços Comunitários no Fornecimento de Documentos.

Demandas para a área da Saúde

As representantes do Poder Legislativo oriximinaense, estiveram reunidas com o senador federal, Zequinha Marinho (PSC) e solicitaram emenda parlamentar para a construção de UBS no Bairro São José Operário e em outros bairros que não possuem uma unidade de Saúde, como por exemplo, o Residencial Tia Ana. "Estamos aqui ratificando o compromisso que temos em alocar mais um pouco de recursos, para a construção de uma Unidade Básica de Saúde, no bairro São José Operário. Portanto, é um compromisso público que estamos fazendo para a próxima cota orçamentária, para que a gente possa atender essa demanda tão importante da cidade", afirma o Senador.

As vereadoras confirmaram junto à Secretaria de Estado de Saúde Pública - SESPA, a emenda de um milhão de reais solicitado pelas vereadoras ao senador Zequinha Marinho e atendido em 2020, para a reforma do Hospital Municipal de Oriximiná. A concretização do repasse do recurso, agora só depende da assinatura de um convênio pelo executivo.

- "Nós queremos agradecer ao senador Zequinha Marinho, porque ano passado, eu vereadora Marta, vereadora Keké Batista e a vereadora Josy, nós trouxemos essa demanda ao Senador e fomos à Brasília em busca dessa emenda de um milhão de reais. E ontem, estivemos na SESPA e o Rogério disse que já está disponível esse recurso para Oriximiná, para a reforma do hospital municipal", ressalta Marta Godinho.

- "Esse benefício que esta chegando em Oriximiná, onde lutamos desde de 2020 junto ao seu gabinete, por essa emenda. E hoje já esta na SESPA, pronto para fazer o convênio com o município, para que este recurso chegue o mais rápido possível para a nossa cidade. Obrigada!", agradeceu a vereadora Keké Batista.

- "Eu gostaria de dizer ao povo de Oriximiná e para nossa região, que é uma grande satisfação estarmos aqui novamente. E a gente sabe, que o Senado Federal esta presente, não só em Oriximiná com emendas, mas também na nossa região oeste do Pará. É uma felicidade muito grande pra gente, que é uma região tão esquecida, mas que hoje é lembrada pelo Senador Zequinha Marinho", finaliza Josy Seixas.