Vereadores se reúnem com o Comando da Polícia Militar

A motivação do encontro foi para discutir sobre a segurança pública no município.

#Segurança POR COMUNICAÇÃO 20 DE JULHO DE 2021

A reunião aconteceu nesta terça-feira (20), no prédio da Câmara Municipal, após a cidade de Oriximiná ter registrado no último fim de semana uma série de furtos/roubos com o uso de arma de fogo a estabelecimentos comerciais e crimes como homicídio no município.

Os vereadores buscaram junto ao Comando da 12° CIPM, capitão Figueira, meios para que a criminalidade possa ser combatida no município, para que a segurança dos munícipes não fique comprometida com a ação de criminosos. Na oportunidade, o representante da PM informou aos parlamentares que a corporação estará promovendo operações conjuntas com a Polícia Civil, como forma de dar uma resposta a sociedade. "A gente juntou as estatísticas, e com base nisso, estamos planejando fazer várias operações na semana, inclusive entrando pelo final de semana também. Vamos unir forças para dar uma impactada na cidade, e tentar garantir a sensação de segurança aqui na cidade de Oriximiná", disse Capitão Figueira.

Durante o encontro, o comandante disse que a PM deverá receber reforço policial para ampliar as atividades de prevenção ao crime durante as operações no município, com objetivo de assegurar a paz e a ordem em Oriximiná. "Possivelmente virá reforço de Santarém e a gente vai desencadear essa operação, com intuito de acalmar a cidade", ressalta Capitão Figueira

Com a flexibilização dos decretos autorizando a abertura de casas de shows, bares, restaurantes e lugares que causem aglomeração, a 12ª Companhia Independente de Polícia Militar de Oriximiná, também planeja agir de maneira contundente em locais que tenham a presença de pessoas. "Então, isso traz um fluxo maior de pessoas em ingestão de bebida alcoólica e paralelo a isso, também o uso de drogas. As pessoas que andam em desconformidade com a lei, vão fazer o uso de artifícios como o assalto, para garantir o dinheiro que financie a compra da droga, a ingestão da bebida alcoólica. Mas, a Polícia Militar tem se planejado para fazer uma frente forte nessa situação", enfatiza.

Questionado sobre o convênio do Trânsito firmado entre a 12°CIPM e Prefeitura municipal de Oriximiná, o comandante afirmou que o que é de competência da Polícia Militar vem sendo executado. "O convênio esta funcionando plenamente. A Polícia Militar tá fazendo a sua competência nas ruas, orientando, notificando, onde cabe a orientação, fazendo a repressão. Mas, a gente conta também com a conscientização da população", conclui.

Os parlamentares agradeceram o comando da Polícia Militar por haver o diálogo, em traçar soluções para o combate à criminalidade em Oriximiná.

- "Não e só uma preocupação da Polícia em relação à segurança pública, mas também da Câmara. Onde estamos sendo cobrados pela população, pela segurança do nosso povo", disse vereadora Keké Batista.

- "Essas reuniões são importantes para que nós possamos em conjunto, estar ajudando de alguma forma as instituições públicas e a Câmara enquanto instituição pública, ela esta para apoiar as instituições de segurança pública do nosso município. A segurança pública é dever de todos, então todos tem que fazer sua parte. E a gente fica muito feliz com o trabalho que tem sido desenvolvido aqui em Oriximiná. A Polícia Militar esta atenta a essas situações, e a gente esta muito feliz, em poder estar junto e com certeza traçar ações e melhorias. Conte com essa casa para que a gente possa levar ao Governo do Estado, ao Coronel Edson Júnior, e ajudar no que for preciso para melhorar a segurança pública cada vez mais aqui no município de Oriximiná. O cidadão de bem pode acreditar nas instituições de segurança pública, que com toda a certeza, quem vai ganhar com essas ações é a população", falou a vice-presidente da Câmara, Josy Seixas.

- "Nós queremos agradecer a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Governador do Estado e todos os envolvidos para que melhore a situação da segurança pública em nosso município. Nós temos que dar nosso apoio, como instituição Câmara, aos órgãos de segurança pública", ressalta vereador Mauro Wanzeller.

- "A cidade vai melhorar. A segurança ainda é a prioridade, e hoje vamos dar uma resposta junto com a Polícia Civil, Polícia Militar. Todos os poderes se unindo em prol da segurança pública, não só do município, mas do estado, vai melhorar com certeza. Essa é a nossa preocupação, em ajudar a melhorar cada vez mais a nossa segurança do nosso município", finaliza vereadora Marta Godinho.

Participaram da reunião os vereadores, Keké Batista, Lico do Bené, Josy Seixas, Junhão, Marcelo Andrade, Marcio Canto, Marta Godinho, Mauro Wanzeller e o comandante da 12ª CIPM de fronteira, Capitão Figueira.