Vereadores se reúnem com o comandante do CPR-1 da Polícia Militar

Polo de Formação, Escola Militar e reforço policial para Oriximiná estiveram em pauta

#Segurança POR COMUNICAÇÃO 30 DE AGOSTO DE 2021

A reunião entre parlamentares com o representante do CPR-1, Coronel Maués e o Capitão da 12ª CIPM, Capitão Figueira, aconteceu na última quinta-feira 26. O objetivo do encontro foi para tratar sobre pautas voltadas na área de segurança pública em Oriximiná. "Com certeza é muito importante essa integração entre o município de Oriximiná e as instituições aqui sediadas, sejam elas do estado ou não, para que o serviço prestado chegue de maneira eficaz aos munícipes de Oriximiná", disse a vereadora Josy Seixas, vice-presidente da Câmara.

O primeiro assunto abordado foi em relação ao reforço policial à Oriximiná. De acordo com o comando do CPR-1, quatorze homens do Grupamento Tático Operacional, foram destinados ao município para reforçar o atual efetivo da Polícia Militar no combate à criminalidade. "Viemos aqui in loco verificar como está o clima na cidade, há um passado recente agora tivemos algumas situações de roubo, que também ensejaram nesse reforço policial. Graças a Deus as pessoas envolvidas nesses roubos foram capturadas e a gente também veio ver essa questão", disse CEL. Maués, comandante do CPR-1.

- "A gente já está há quase um mês com o apoio desse reforço, a gente observa que melhorou consideravelmente a questão da Segurança Pública. Conseguimos prender aí vários infratores, vários assaltantes juntamente com reforço da Polícia Civil também que chegou. A gente tá conseguindo dar uma tranquilizada na situação da segurança pública no município. A gente observa notoriamente que reduziu bastante e esse trabalho vai continuar por tempo indeterminado a princípio, para que a gente consiga massificar aí toda tranquilidade. O reforço do policiamento vem para a manutenção da ordem, para somar com policiamento ordinário e garantir ainda mais a segurança da população", ressalta Capitão Figueira, comandante da 12ª CIPM.

Esteve em discussão durante o encontro sobre o Polo de Formação para Policiais Militares. A iniciativa visa que pessoas, as quais manifestarem interesse em seguir na profissão, podem se formar na cidade de origem. "É para que o policial se forme em Oriximiná e permaneça na cidade. Então, os vereadores vão procurar o comando da polícia militar, para que no futuro próximo, se Deus quiser a gente consiga também ter um polo aqui", disse Maués.

Paralelo ao assunto da segurança pública, a questão da educação municipal entrou em pauta, a Escola Militar. A modalidade de ensino que já estava em processo de andamento no município, foi interrompida devido a pandemia causada pelo Coronavírus. Na oportunidade, os parlamentares encaminharam essa demanda, para que posteriormente possa ser colocado em prática o projeto da Escola Militar no município. "Agora a gente vai retomar também, para que se Deus quiser tudo assinado, em 2022 a Escola Militar já irá funcionar aqui em Oriximiná", destaca Coronel Maués.

Por fim, o trânsito. De acordo com o Comandante da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar de Oriximiná, Capitão Figueira, afirmou que o prefeito municipal, manifestou positivamente para que o convênio possa continuar. Afinal, a PM é a responsável em realizar a fiscalização nas vias públicas do município. "A gente participou de uma reunião com o prefeito e ele acenou positivamente para renovação do convênio e hoje está encerrando a capacitação aí de novos agentes e de reciclagem dos que já eram justamente para dar uma suporte aí nessa área do trânsito", informou Capitão Figueira.

- "Nós vamos estar levando tudo que foi conversado aqui ao executivo municipal. Então, com a união de todos quem ganha é a sociedade, que vai ganhar mais segurança, que vai ganhar mais ações no combate à criminalidade, que vai ganhar reforço na área da Educação. Eu tô muito feliz, e a gente espera que saia bons frutos para o nosso município", finaliza a vereadora Josy Seixas, vice-presidente da Câmara.