Povos Indígenas apresentam novos Caciques da Aldeia Mapuera na Câmara Municipal de Oriximiná

Os novos líderes são: 1° Cacique Luiz Carlos Ferreira da Silva e 2° Cacique Ruby Pereira dos Santos

#Sessões POR COMUNICAÇÃO 24 DE MAIO DE 2022

Nesta terça-feira, 24, em sessão especial na Câmara, foram apresentados os novos caciques da Aldeia Mapuera. Associação dos povos indígenas do trombetas enviaram ofício informando os líderes escolhidos de forma democrática. Os novos membros da diretoria são: 1° Cacique Luiz Carlos Ferreira da Silva e 2° Cacique Ruby Pereira dos Santos.

É a primeira vez que ocorre uma apresentação formal no Legislativo pelos Indígenas. Os novos caciques usaram o plenário da Câmara para discursar e falar sobre as novas metas dos povos indígenas. "Estamos muito felizes por estarmos aqui representando o nosso povo, fomos eleitos democraticamente e nos sentimos muito bem recebidos por esta casa'', enfatizou o cacique Rubi Pereira.

A votação para a escolha dos novos Caciques ocorreu no dia 15 de maio, por meio de aclamação na Aldeia Indigena Tawanã.

Na sessão especial os vereadores falaram da importância dos povos indígenas estarem mais presentes na Câmara. " A gente fica feliz em ver os indígenas acompanharem a sessão e apresentarem seus novos líderes. Que sirva de exemplo para outras entidades e associações fazerem uso dessa casa, a gente sempre diz que essa casa não é dos vereadores e nem dos funcionários e sim do povo, os indígenas estão de parabéns por expondo as suas indignações, anseios para que possam fazer uma política igualitária" ressaltou o Presidente da Câmara Marcelo Andrade.

A sessão especial encerrou com a apresentação do "Ritual dos Guerreiros''.