Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Durante a cerimônia foi entregue o Prêmio Mulher Destaque para 15 mulheres indicadas pelos vereadores.

#Mulher POR COMUNICAÇÃO 10 DE MARÇO DE 2023

Nesta sexta-feira, 10, a Câmara de Oriximiná realizou uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em cumprimento à Lei municipal 9.480/2023, de autoria da vereadora Josy Seixas - PL, que instituiu o Prêmio "Mulher Destaque". Durante a cerimônia, foram entregues 15 prêmios para mulheres indicadas pelos vereadores, que se destacam com relevantes serviços prestados à sociedade. Além das homenageadas, outras mulheres que hoje ocupam profissões antes exclusivas para homens também foram reconhecidas.

Na cerimônia foram apresentadas duas palestras. A primeira, ministrada pela advogada Taymê Marinho, abordou leis e direitos que favorecem as mulheres, enquanto a segunda, realizada pela psicóloga Kacia Diniz, tratou da violência psicológica e apontou os caminhos que as mulheres devem seguir caso sofram esse tipo de violência.

Dona Maria Zuleide Viana uma das homenageadas ressaltou que está muito feliz e honrada com o reconhecimento. "Esse reconhecimento é para todas as mulheres da minha comunidade, a comunidade do Boa Vista", disse a homenageada.

A autora da lei, vereadora Josy Seixas, ressaltou que o prêmio é uma forma de reconhecer e valorizar o papel das mulheres na sociedade. Ela enfatizou que, apesar dos avanços nas lutas pelos direitos femininos, as mulheres ainda enfrentam desigualdades e discriminação em diversas áreas, e que é preciso continuar lutando por uma sociedade mais justa e igualitária.

O presidente da Câmara, vereador Marcelo Andrade - PSDB, não estava presente no evento por problemas de saúde, porém se manifestou destacando a importância da homenagem para as mulheres oriximinaenses. Ele ressaltou que as mulheres ocupam espaços cada vez mais importantes na sociedade e que é preciso valorizar sua atuação e reconhecer seus méritos.

As mulheres que receberam o prêmio "Mulher Destaque foram:

- Renata Fonseca (Adeilson Lopes)

- Maria Zuleide Viana (Keké Batista)

- Rosângela Guerreiro (Ludugero Junior)

- Ana Cleide Almeida (Arnaldo Gemaque)

- Adriana Pimentel (Deybson Rasch)

- Eliane Maria Soares (Quinho Azevedo)

- Durvalina Souza (Junhão)

- Maria Diniz (Josy Seixas)

- Ormezinda dos Santos (Manoel Buchecha)

- Lilian Seixas (Marcelo Andrade)

- Maria do Socorro Canuto (Márcio Canto)

- Lusenita Pereira (Marta Godinho)

- Maria Dila da Costa (Mauro Wanzeller)

- Hilda Viana (Rafão Viana)

- Luciene Maria da Silva (Sebastião Gomes)

As mulheres homenageadas que hoje ocupam profissões antes exclusivas para homens foram:

- Advogada, Caroline Giordano

- Engenheira,Camila Batista

- Sargenta, Josiane Tavares

- Delegada, Vanessa Travassos

- Bombeira, Regiane Soares

- Taxista, Débora Calderaro

- Ex vereadora, Sebastiana Andrade

- Frentista, Rosângela da Silva

- Mototaxista, Maria Irene Lima

- Guarda Municipal, Jocelia Arruda

A sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi um momento importante para celebrar e reconhecer a luta das mulheres por igualdade de gênero e pelos direitos femininos. A entrega do Prêmio "Mulher Destaque" também serviu como um incentivo para que mais mulheres sejam reconhecidas e valorizadas em suas áreas de atuação.

Diretoria de comunicação

Câmara Municipal de Oriximiná