Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira 5, a Câmara Municipal aprovou por maioria de votos o projeto de lei N° 001/2021, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação e organização da Escola de Governo de Oriximiná. O PL tem como objetivo propor diretrizes e políticas para formação, aperfeiçoamento, treinamento e desenvolvimento dos servidores públicos. "A comissão de educação avaliou, fez a leitura, buscou informações com especialistas da área. E a gente chegou à conclusão de dar um parecer favorável ao projeto, que traz benefícios ao município. Então, a escola de governo vai trazer formações de aperfeiçoamento aos profissionais do município e também ela vai proporcionar uma visão de melhores profissionais em suas áreas", disse o vereador Manoel Buchecha.
O Relator da comissão de Educação, Cultura e Desporto Manoel Buchecha PTD, apresentou uma emenda que modifica a expressão "Capacitação" por "Aperfeiçoamento" na redação do projeto. O relator do parecer destacou que capacitar significa "tornar apto", que os servidores públicos no ato da posse já se tornam capacitados para a função e que os mesmos devem ser aperfeiçoados para o cargo que ocupam. "A difusão da palavra capacitar e aperfeiçoar, ela para nós educadores, no nosso raciocínio, a gente entende que a palavra capacitação ela já está garantindo quando você a partir de um concurso público, de um título você adquiri, então você já está capacitado. Agora aperfeiçoar é aquela pessoa que está capacitada, que está exercendo o cargo, ela precisa aperfeiçoamento, para afim de atendimentos melhores", ressalta.
Em justificativa, o relator recomendou a aprovação do projeto de lei, com as alterações por meio da emenda modificativa. O Projeto de Lei do Executivo teve aprovação no plenário da casa legislativa. Para o líder do governo na câmara, o vereador Adeílson Lopes do PRTB, a aprovação da lei vem beneficiar diretamente a população. "Quem ganha com tudo isso é a população, na qualidade do atendimento, na qualidade profissional e com certeza isso pode ser estendido aos secretários, quem sabe até nós vereadores para que o povo possa receber o melhor tratamento, que seja melhor assistido. A vitória desse projeto, deu Graças a Deus que os vereadores tiveram bom senso de votar a favor, que Oriximiná venha a crescer e possa prosperar", destaca.
- "É um projeto de grande importância principalmente para os servidores públicos municipais. A escola de governo Municipal vai trazer cursos de formação, orientação profissional para aqueles servidores. Se for colocado em prática, com toda certeza o profissional só tem a ganhar com isso. Esse curso de capacitação profissional de informação não é só para os servidores da prefeitura, mas para o próprio Poder Legislativo. A prefeitura ela vai poder fazer convênio com outros órgãos do Estado, órgãos federais, instituições", enfatiza a vereadora Josy Seixas.
Agora o Projeto de Lei segue para sanção do Prefeito Municipal. "A escola de governo vai trazer aperfeiçoamento profissional, quem ganha com isso é a população, com melhores atendimentos em determinados setores. As pessoas precisam passar pelo curso que possa assim lidar com pessoas. Então a escola de governo vai ajudar e o prefeito com certeza vai fazer isso acontecer nesse município", conclui.
- "A Câmara aprovou por entender que todo projeto seja ele do executivo ou seja ele proposto pelo legislativo, sempre a gente tem que ver não só legalidade, mas o interesse da população e dos servidores públicos que precisam levar um trabalho diferenciado", afirma Josy Seixas.
CÂMARA MUNICIPAL DE ORIXIMINÁ
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO
Há 43 dias
Há 149 dias
Há 156 dias
Há 156 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?