Carteira de identidade volta a ser emitida pela Câmara

Novo modelo do RG está sendo emitido pelo posto de identificação civil

#EmissãoRG POR COMUNICAÇÃO 19 DE MAIO DE 2021

Com um novo espaço para a emissão da carteira de Identidade, a população agora conta com quatro terminais fixos disponibilizados na Câmara Municipal de Oriximiná. A nova metodologia que começou a ser implementada nesta terça-feira 18, visa ofertar ao público um atendimento mais dinamizado, ágil e fácil para a aquisição do documento. "A gente está retomando as atividades justamente para a melhoria do nosso usuário. Estamos dando uma melhor estrutura, oferecendo um atendimento de qualidade, para as pessoas que procuram nosso atendimento aqui", ressalta Francinaldo Oliveira, responsável do Posto de Identificação Civil - Câmara Municipal de Oriximiná.

Outra novidade além do agendamento prévio no posto de identificação civil, é que o cidadão oriximinaense será comunicado via telefone quando for para vir até a Câmara realizar o procedimento de emissão do RG. Para a dona Denise, que veio trocar seu documento, o novo formato na oferta do serviço vem garantir melhorias para a população. "Ótimo. Além de agendar, eles ligaram para a minha casa. Então eles foram muito bons, nessa questão de se preocupar com a gente. Foi ótimo o serviço deles aqui. Estava precisado, a gente precisa todos os dias dos nossos documentos para qualquer coisa", disse Denise Souza.

O estudante de 16 anos, Wisley Silva, que veio tirar a primeira via do RG, celebrou o retorno das atividades do serviço à comunidade oriximinaense, e ressaltou a importância de se ter o documento em mãos. "Estava precisando sim voltar os atendimentos aqui. O documento, a gente precisa na escola, até porque eu já vinha precisando para levar a até a escola. O atendimento aqui foi muito bom e rápido, tive bastante atenção", destaca o estudante.

O Convênio firmado entre a Câmara Municipal de Oriximiná e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SEGUP) tem validade pelos próximos dois anos. "É um serviço de extrema importância para a nossa população, só tínhamos um posto de identificação civil em Oriximiná. Desde muito tempo fomos em Belém, na época ainda era o Rilmar Firmino, o delegado geral. E nós conseguimos trazer aqui para a Câmara. Agora na nossa gestão, do presidente Marcelo Sarubbi, a gente tinha que dar uma roupagem nova, um espaço melhor para a nossa população, para que ela possa se sentir acolhida e tendo um serviço com uma qualidade diferenciada. E hoje a gente retoma, após o nosso convênio tramitar na Secretaria de segurança pública do estado, os nossos servidores estão capacitados, estão treinados para atender nossa população da melhor maneira possível", celebrou Josy Seixas, vice-presidente da Câmara.

Novo Modelo de RG

O novo modelo agora possibilita ao cidadão incluir informações de outros documentos como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho, certificado militar, carteira nacional de habilitação, Número de Inscrição Social (NIS), PIS, cartão SUS, Identificação Profissional, além de outros dados como indicativos de necessidades especiais e tipo sanguíneo.

O cidadão também poderá optar por colocar o seu nome social no documento, sem a necessidade de alteração do registro civil. Para aumentar a segurança, o novo modelo conta com um QR Code que serve para garantir a autenticidade do documento.

Apesar dos novos parâmetros, a versão antiga da carteira de identidade continua valendo. Aqueles que vão tirar o RG pela primeira vez ou que precisam de uma segunda via do documento já terão acesso ao novo modelo.

O horário de atendimento ao público para agendamento é de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h. "Traga seu documento, e você já sai daqui com dia agendado para retorno, para fazer o seu atendimento. No dia que você vier fazer o seu atendimento, venha munido de todos os seus documentos, porque esse novo modelo de identidade, ele já permite que você colocar todos os seus documentos. Por exemplo, a pessoa ela é atendida no dia de hoje, no dia seguinte ela já recebe o seu documento. Porque tem todo um processo de preenchimento, cadastramento, pesquisa e posteriormente a impressão. Então, no dia seguinte a pessoa já recebe a sua carteira de identidade", finaliza.

Serviço - Requisitos para a emissão de Carteira de Identidade.

Certidão de nascimento e/ou casamento (Original + Cópia)

RG antigo, CPF, NIS/PIS, Carteira de Trabalho, ID Classe, CNH, Certificado Militar, Cartão SUS, Fator RH - somente com exame de laboratório Público;

Três fotos 3x4 recentes: padrão para documento;

Comprovante de residência atual;

Declaração da comunidade para Zona Rural;

Menores de 16 anos, devem estar acompanhados de PAI, MÃE ou responsável legal - com RG;

Para 2ª Via é cobrado uma taxa no valor de R$ 35,33.