Vereadores de Oriximiná cumprem agenda em Brasília

Demandas foram levadas a parlamentares no Congresso Nacional

#Agenda POR COMUNICAÇÃO 27 DE MAIO DE 2021

A comissão composta por cinco vereadores, esteve cumprindo durante essa semana agenda oficial em Brasília. O objetivo da viagem foi levar à Brasília uma série de reivindicações do município, a área da saúde, infraestrutura, saneamento básico entre outros assuntos que estiveram em pauta.

Os parlamentares foram recebidos pelo Senador Zequinha Marinho (PSC), onde apresentaram o oficio Nº127/2021 - CMO, para que o político possa viabilizar junto aos Ministérios emendas parlamentares para que sejam destinadas a construção em concreto da ponte no rio Cuminã, pois a atual estrutura que recebe intenso trafego é antiga, de madeira e apresenta péssimas condições, colocando em risco pedestres e condutores de veículos que por ali passam.

Outra demanda levada ao senador foi em relação a microssistemas de água para comunidades rurais, que neste momento padecem com cheia e posteriormente da vazante dos rios, sendo vetor de doenças por conta da qualidade da água que serve para tarefas diárias e consumo.

Os parlamentares oriximinaenses aproveitaram para pedir recursos para aquisição de embarcação própria para transporte de combustíveis, para a comunidade Cachoeira Porteira. Buscando atender as necessidades da população quilombola do alto trombetas, indígenas da etnia Wai-Wai, uma vez que os mesmos já sofreram danos e riscos de vida tentando transportar produto inflamável. Os vereadores ainda solicitaram do senador a destinação de uma ambulância para o atendimento do Serviço Móvel de Urgência - SAMU e um aparelho raio-x.

Com o Deputado Federal Paulo Bengtson (PTB), os parlamentares solicitaram a viabilidade de disponibilizar emenda para que o município possa adquirir uma unidade móvel odontológica, que será destinada para a região do Planalto.

Outra solicitação feita ao deputado, foi em relacionado a destinação de testes de COVID-19 para a população extrativista de castanha. O deputado anunciou que serão enviados setecentos testes para atender o município.

Estiveram na comitiva os vereadores Josy Seixas, Keké Batista, Marta Godinho, Marcio Canto e o vereador Lico do Bené.