Projeto de Lei Aprovado: Inclusão de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional no Programa Saúde da família

Caberá ao gestor do SUS no município definir a forma de inserção e de participação dos profissionais especializados.

#Saúde POR COMUNICAÇÃO 14 DE DEZEMBRO DE 2021

A Câmara municipal aprovou nesta terça-feira 14, o projeto de lei N° 067/2021, de autoria da vereadora Marta Godinho - PTB, que dispõe sobre a inclusão de serviço especializado dos profissionais fisioterapeuta e terapeuta ocupacional na estratégia de saúde da família.

A inclusão dos profissionais especializados será mantida pelo município por meio de convênio com o governo federal, e caberá ao gestor do SUS do município definir a forma de inserção e de participação desses profissionais especificados na estratégia de saúde da família, de acordo com as necessidades da população.

Em justificativa a autora destaca que o tratamento com fisioterapia possui um papel importante para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, por meio da prevenção e da reabilitação física.

A Terapia Ocupacional atua na prevenção e tratamento das dificuldades que prejudicam a realização das atividades do dia a dia. O profissional é responsável por promover a saúde e bem-estar das pessoas com problemas físicos, sensoriais, sociais e motores.

O objetivo é oferecer mais liberdade e autonomia para os pacientes do SUS. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade e segue para a sanção do Prefeito municipal.