A audiência pública que debateu o Projeto da Lei Orçamentária Anual - LOA - 2022, ocorreu na tarde desta terça-feira 28, no plenário da Câmara Municipal de Oriximiná. O objetivo é assegurar a participação popular e a transparência do processo de elaboração do projeto da LOA.
O encontro foi realizado pela comissão de economia da Câmara e contou com a presença de parlamentares e secretários do governo municipal que discutiram o orçamento para cada pasta e com isso possibilitou que seja identificado quais ações são consideradas mais relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município de Oriximiná.
O projeto de Lei ainda segue para ser votado na Casa Legislativa.
Serviço
O que é a LOA?
A Lei Orçamentária Anual é uma lei que prevê todas as receitas e fixa todas as despesas do governo municipal para o ano seguinte, ou seja, em 2018.
Para que serve a LOA?
É um instrumento de gestão, compatível com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Plurianual (PPA) que define as receitas e despesas para cada órgão do Poder Executivo, incluindo despesas com pessoal, custeio e investimentos, com estipulações de valores. Se houver alguma despesa fora do que foi previsto na LOA, é necessário fazer uma lei complementar para autorizar o investimento.
A LOA é obrigatória?
Assim como o PPA, sua apresentação é uma exigência da Constituição Federal (art. 165, § 5º).
Qual a validade da LOA?
O prazo de vigência é anual. Isso quer dizer que a LOA tem um projeto de lei de iniciativa do chefe do Executivo Municipal, e é votada e aprovada anualmente pela Câmara dos Vereadores.
Quais são as limitações legais para a aprovação da LOA?
A LOA deverá ser elaborada de forma compatível com o Plano Plurianual (PPA) e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), contendo demonstrativo da compatibilização da programação dos orçamentos.
CÂMARA MUNICIPAL DE ORIXIMINÁ
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO
Há 78 dias
Há 184 dias
Há 191 dias
Há 191 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?