Nesta terça-feira (28), a vereadora Marta Godinho (PTB), apresentou o Projeto de Lei 016/2023 que institui a criação do programa "Agente Jovem Ambiental" - AJA, voltado para a inclusão social e ambiental de jovens em vulnerabilidade social, por meio da realização de ações de preservação e conscientização ambiental.
De acordo com a vereadora Marta, o programa "AJA" surge como uma iniciativa para promover a participação dos jovens na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. "Nós sabemos que muitos jovens em nossa cidade estão em situação de vulnerabilidade social, e acreditamos que esse programa pode ser uma oportunidade de inclusão e transformação para eles", disse a vereadora.
O programa "AJA" prevê a realização de atividades de educação ambiental, como palestras, oficinas para ampliar a consciência ambiental das comunidades, a exemplo da coleta seletiva, arborização, campanha contra o abandono de animais, ocupações irregulares em Áreas de Preservação Permanentes - APPs;
Os jovens selecionados para participar do programa serão capacitados para atuar como multiplicadores de informações e práticas sustentáveis em suas comunidades.
Além disso, o programa prevê a concessão de uma bolsa-auxílio aos jovens participantes, como forma de incentivo e reconhecimento pelo seu trabalho. A vereadora Marta ressalta que a bolsa-auxílio não apenas valoriza o trabalho dos jovens, mas também contribui para a sua autonomia financeira e para a redução dos índices de evasão escolar.
O projeto de lei será encaminhado para análise das comissões competentes da câmara municipal de Oriximiná, antes de ser votado em plenário.
Diretoria de Comunicação
Câmara Municipal de Oriximiná
Há 78 dias
Há 184 dias
Há 191 dias
Há 191 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?