Requerimento aprovado solicita a construção de uma Casa de Apoio para Indígenas

O pedido visa comtemplar indígenas da aldeia Mapuera além outras etnias

#Habitação POR COMUNICAÇÃO 26 DE MAIO DE 2021

O requerimento Nº 005/2021 de autoria do vereador Manoel Buchecha do PDT, foi aprovado nesta quarta-feira 26, durante sessão ordinária na Câmara Municipal. A propositura requer do Poder Executivo Municipal que possa construir na comunidade Cachoeira Porteira, uma Casa de Apoio para os indígenas da Aldeia Mapuera, bem como a outras etnias, para dar suporte de hospedagem. "A casa será na comunidade Cachoeira Porteira. Aqui na sede do município eles já tem, pois são comtemplados pela FUNASA, que já dá o amparo. Então a agora é conversar com a liderança de Cachoeira porteira, para que a gente possa ter um espaço para o governo Municipal fazer essa casa de apoio", aborda.

Em sua justificativa, o autor do requerimento relata que os povos tradicionais ficam desassistidos quando estão em trânsito entre a sede do município ou quando retornam para suas aldeias de origem. "Essa população indígena, quando eles estão em trânsito de suas aldeias até a cidade, eles ficam em áreas vulneráveis. Eles não tem aonde residir dentro da sede da comunidade de Cachoeira Porteira. Então diante de toda dificuldade observada conversando com algumas lideranças, até mesmo a pedido de algumas autoridades, órgãos fiscalizadores do Estado, eu entrei com o requerimento pedindo que se construa uma casa de apoio para os indígenas no período que eles estão no ato do trânsito entre a cidade de Oriximiná até Aldeia, da aldeia até Oriximiná.", ressalta o vereador Buchecha.

Ainda de acordo com o documento, os indígenas têm que ficar dias no porto da Comunidade Cachoeira Porteira esperando embarcação descer ou subir o rio, sendo que os mesmos não possuem locais para dormir, guardar seus pertences, fazer sua higiene pessoal ou até mesmo o preparo de sua alimentação. "A embarcação dos indígenas tem um período que vem na cidade e não consegue trazer todos só de uma vez. Então, eles ficam lá de dois a três dias aguardando a embarcação. As famílias indígenas ficam desamparadas no porto de Cachoeira Porteira. Não tendo onde fazer seu descanso, sua alimentação e com isso nem guardar seus produtos que a farinha, aguardando as embarcações que não tem todos os dias", disse o vereador.