O velório do ex-vereador Katsuró Harada foi marcado por emoção e muita saudade, por quem dedicou sua vida ao longo dos seus oitenta e seis anos por um município melhor e principalmente pela sua família. "Todo mundo tem o meu pai como um exemplo de honestidade, de bondade. O meu pai sempre disse que honestidade não é uma virtude dele, mas sim uma obrigação. Então, ele sempre passou isso para nós e graças a Deus ele foi vitorioso, porque ele criou uma família acho que do jeito que gostaria de ter criado. E é isso, ele encerra hoje sua trajetória de vida dele como um cara virtuoso e vitorioso. Ele deixou um legado para a gente, e temos a obrigação de fazer sempre o melhor, e essa obrigação vamos carregar para o resto de nossas vidas", relata Enzio Harada, filho de Katsuró Harada.
Netos, bisnetos, filhos e sua viúva, a poetisa Marly de Oliveira Harada fizeram as últimas homenagens ao imigrante japonês, nascido em Vila Amazônia, Parintins e que fez morada em Oriximiná. Pessoa amável, que valorizava a família foi considerado único por sua personalidade inigualável por ter respeito e afeto mutuo ao próximo. "Eu considero que ele era um pai de muitas pessoas, uma pessoa iluminada, de um coração super generoso, que abraçou essa cidade. Quando ele chegou aqui, olhando no diário dele, 17 de março de 1952. Então, são sessenta e nove anos que ele abraça esta terra. Eu trago como filha, a lembrança que ele vai deixar para sempre no meu coração de tudo que ele plantou pra gente, que foi coisas muito, muito simples. Foi a generosidade, a bondade, a doação, o fazer o bem. Ele fez muito bem para essa cidade, pra população e o que deixa a gente muito feliz neste momento, e em vários momentos não só pela sua morte, é saber que que todas as pessoas que a gente conversa só tem coisas boas para falar. Dentre as coisas boas, principalmente a generosidade e a bondade. Então isso foi uma marca forte assim nele, que com certeza ficou em todos nós", declarou emocionada Kathia Harada, filha de Katsuró.
Katsuró Harada foi vereador em quatro legislaturas (1963-1967 / 1967-1971 / 1973 - 1977 / 1977 - 1983), presidindo a câmara municipal de Oriximiná, teve a honra de assumir interinamente como prefeito da cidade. Esteve presente no esporte, como presidente do Trombetas Atlético Clube, foi co-fundador do Bancrévea e membro da congregação mariana, participou da construção da Travessa Carlos Maria Teixeira e da Praça Santo Antônio. Personalidade importante que teve seus feitos reconhecidos por todos que conviveram com ele. "Meu pai foi um exemplo para mim, para todos os meu irmãos. Graças a deus, o que eu sou hoje, devido ao estudo que ele e minha mãe me propuseram. Então, eu só tenho a agradecer ao meu pai pelo que eu sou hoje", disse o médico Katsuró Harada Junior, filho de Katsuró.
Os vereadores estiveram presentes na missa para prestar as últimas homenagens ao ex-vereador e familiares presentes no velório. Para o presidente da câmara, Marcelo Andrade, Katsuró Harada foi um homem importante para a sociedade oriximinaense que contribuiu muito para o desenvolvimento do município. "Quero agradecer aqui a família, pela honra de ter nos dado Katsuró Harada para nossa cidade. Aqui na casa povo, ele muito contribuiu, proporcionou a nossa população políticas públicas, voltadas ao desenvolvimento e progresso de nossa cidade. Ele deixou sementes, são seus filhos que nunca esqueceram suas raízes", finaliza o vereador Marcelo Andrade, chefe do Poder Legislativo Municipal.
Katsuró Harada deixa vinte e um netos e doze bisnetos, sua esposa Marly de Oliveira Harada, com quem foi casado durante 58 anos e teve oito filhos.
CÂMARA MUNICIPAL DE ORIXIMINÁ
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO
Há 43 dias
Há 149 dias
Há 156 dias
Há 156 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?