Diante da crise sanitária, em decorrência da Síndrome de Haff, conhecida como "doença da Urina Preta", uma indicação assinada por dez vereadores da Câmara Municipal de Oriximiná, solicita à Prefeitura local e ao Governo do Estado, que possam viabilizar em caráter de urgência, auxílio emergencial, para que seja destinado aos pescadores e atravessadores.
A sugestão do pedido dos parlamentares ao Poder Executivo Municipal e Estadual, é que seja destinado recurso no valor de R$ 500,00 no período de três meses, para atender aos pescadores e atravessadores que foram atingidos pela queda drástica na venda de pescado.
O município de Oriximiná ainda não possui casos suspeitos ou confirmados de Urina Preta, contudo, os profissionais que vivem da pesca e da venda do peixe foram afetados pela questão da Síndrome de Haff.
Assinaram as duas indicações os vereadores: Junhão, Marcelo Andrade, Josy Seixas, Keké Batista, Marta Godinho, Arnaldo Gemaque, "Lico do Bené", Márcio Canto, Mauro Wanzeler e Rafael Viana.
A propositura será encaminhada ao Prefeito de Oriximiná Willian Fonseca e ao Governador do Estado do Pará Helder Barbalho.
Serviço
A Síndrome de Haff, popularmente conhecida como "doença da urina preta", causada por uma toxina que pode ser encontrada em espécies de peixes e crustáceos. A toxina gera danos no sistema muscular e em órgãos como os rins, que provoca o escurecimento da urina.
CÂMARA MUNICIPAL DE ORIXIMINÁ
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO
Há 78 dias
Há 184 dias
Há 191 dias
Há 191 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?