Segurança Pública: Câmara discute o assunto com órgãos responsáveis no município e região

Participaram do debate o Comandante do CPR-01, Coronel Wagner Melo, Comandante do 41º BPM Tenente Coronel Eladir Nogueira e Delegada de Polícia Civil Vanessa Travassos.

img
#Segurança POR COMUNICAÇÃO 23 DE NOVEMBRO DE 2022

Atendendo ao requerimento da vereadora Josy Seixas (PL), que foi aprovado na Câmara na semana passada, que solicitou ações imediatas do comando do CPR-01, para combate a criminalidade em Oriximiná. O Comandante de Policiamento Regional (CPR-01), o Coronel Wagner Melo, o Comandante do Batalhão da Polícia Militar ( 41º BPM) Tenente Coronel Eladir Nogueira e a Delegada de Polícia Civil Vanessa Travassos estiveram na Câmara durante a sessão ordinária nesta terça-feira (22), com o objetivo de explanar as ações que estão sendo feitas para combater a criminalidade no município de Oriximiná.

No primeiro momento do debate o comandante do CPR-01, Coronel Wagner Melo, destacou os desafios da Polícia Militar devido a extensão da região que ele comanda, formada por 13 (treze) municípios, dentre eles Oriximiná, falou que no 41º BPM que atende Oriximiná, Terra Santa e Faro, foram disponibilizados mais 50 (cinquenta) novos policiais, distribuídos de forma estratégica, e que Oriximiná conta com 4 (quatro) viaturas, motocicletas, coletes novos, armamento de boa qualidade, além do efetivo que está pronto para atender a população 24h (vinte quatro horas). Disse ainda que a PM está fazendo seu papel de prender os criminosos, mas devido as brechas nas leis acabam sendo soltos. Porém espera que população possa ajudar no sentido de redobrar a atenção e denunciar as ações criminosas. Com o objetivo de combater a marginalidade, medidas estão sendo tomadas, como por exemplo no treinamento de cães farejadores para agilizar nas apreensões de drogas, pois acredita que isso fomenta a criminalidade. Conta também com a tecnologia, como rastreamento de celulares furtados. O coronel finalizou dizendo que a Polícia Militar tem total interesse em apoiar e garantir a segurança da população.

O Comandante do 41º BPM, Tenente Coronel Eladir, começou falando que a PM está trabalhando incansavelmente para garantir a segurança da população de Oriximiná. Na oportunidade fez um levantamento das ações da Polícia Militar nos mês de outubro até o dia 20 (vinte) de novembro de 2022, segundo o comandante neste período foram apreendidas 6 (seis) armas de fogo e 7 (sete) munições, 5 (cinco) veículos recuperados, apreensão de quase 3 (três) gramas de drogas, 23 (vinte três) armas brancas apreendidas, 13 (treze) prisões por tráfico de drogas, mais de 300 (trezentas) ações ostensivas, quase 5 (cinco) mil ações preventivas, 200 (duzentos) atendimentos realizados e 55 (cinquenta e cinco) prisões. O Tenente Coronel concluiu dizendo que a PM está atenta no sentido de combater a criminalidade, principalmente o tráfico de drogas, que é a maior responsável pelos furtos e roubos. No final da sua fala o comandante disponibilizou os números do disque denúncia o 181 e do batalhão da Polícia Militar em Oriximiná (93) 984171633, para qualquer situação de emergência ou denúncia.

A Delegada de Polícia Civil de Oriximiná, Vanessa Travassos, destacou as ações da Polícia Civil, principalmente a noite, pois é o período que acontece a maioria dos crimes, como tráfico de drogas, furtos e assaltos e que no último final de semana esteve em Oriximiná uma equipe do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Santarém, com objetivo de coletar informações, realizar rondas e fornece instruções sobre as investigações. A Delegada lembrou que é importante a parceria da PM nas ações, principalmente para efetuar as prisões, resultados dessas investigações. Na última sexta-feira, de acordo com a Delegada, foram transferidos para o presídio em Santarém, 14 (quatorze) presos, um sinal que a Polícia Civil está trabalhando no combate ao crime. Reconhece que houve um aumento na criminalidade no município, para isso está sendo estudada estratégias para diminuir esses atos criminosos. Conta com a ajuda da população para fazer denúncias e colocou a Delegacia de Polícia Civil a disposição, como também um contato pelo número (93) 992315039. Finalizou dizendo que o trabalho investigativo é demorado e que efetivo atual não suprir a necessidade da população, mas mesmo assim a Polícia Civil vem se esforçando ao máximo para prestar um bom serviço e assegurar a tranquilidade dos munícipes.

Os vereadores agradeceram a disponibilidade dos Comandantes e da Delegada e destacaram a importância do trabalho das Polícias Militar e Civil na prevenção e no enfrentamento à criminalidade e pediram reforços nas ações no sentido de prender os praticantes de crimes no município.

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO/CMO

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito